FERRAMENTAS DE MARKETING


Marketing digital é um tema sobre o qual não se encontram muitos conteúdos e livros
publicados. Em geral, na literatura de administração, o termo é caracterizado como uma nova
forma de marketing utilizada pelas organizações e também como uma ferramenta eficaz na
comunicação das organizações contemporâneas. Esse artigo está baseado numa pesquisa
bibliográfica sobre o assunto e num estudo de campo que pretendeu averiguar como as
empresas vêm lidando com essa nova ferramenta de marketing.

A nova economia é chamada de economia digital, porque a
informação, em todas as suas formas, torna-se digital. No passado o fluxo da informação era
físico, o meio de circulação de informação se baseava em pessoas ou objetos físicos como
dinheiro, cheques, livros, revistas, relatórios, cartas, discos, partituras, faturas, notas, etc.
Portanto, a mudança essencial trazida pela tecnologia da informação e pela internet é
que a informação se separa de seu meio físico de transporte e rompe o modo tradicional de
comunicação e de formato. Quando a informação torna-se digital e em rede, as tradicionais
barreiras à entrada de novos concorrentes são eliminadas e nenhum setor está protegido. Com
isso a concorrência pode surgir de qualquer parte. Essa nova economia é também chamada de
economia do conhecimento, porque a inteligência é aplicada a
tudo o que é produzido e na maneira como é produzido.

Nessa economia da informação, o trabalho requer cada vez mais conhecimento e
aplicação intelectual, ao invés de força física. As novas organizações são redes de equipes que
agem como clientes e fornecedores entre si. A estrutura da nova economia digital está em
processo acelerado de mudança, o que leva as empresas a novas estratégias e estruturas.
Assim, o acelerado crescimento da internet e das tecnologias associadas de hardware e
software, criam nova oportunidades de negócios, tanto nos mercados organizacionais como
nos mercados de consumo e de negócios eletrônicos.






AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL SÃO:




E-MAIL MARKETING


Apesar de ser um meio antigo de divulgação online, ainda apresenta grande eficácia, se utilizado de forma correta (sem realizar SPAM). É uma forma de marketing direto que funciona bem a curto prazo.
Para aumentar a eficiência do e-mail marketing, é necessário só enviar e-mail para os os usuários que permitiram receber e-mails.


MÍDIAS SOCIAIS


Esse fator é um dos mais eficazes, no que diz respeito à interação da marca com o usuário final. Ocorre através das redes sociais, como: orkut, facebook, myspace, twitter, blogs, etc. Aumente o vínculo com o seu cliente e agregue valor à sua marca.


MARKETING DE BUSCA


80% dos usuários iniciam sua navegação na internet através dos buscadores (google, bing, yahoo…). A busca por conteúdo e pessoas se tornou um dos negócios mais bem sucedidos da Internet. Você pode divulgar seu site através dos links patrocinados ou pela busca orgânica dos buscadores.


MARKETING VIRAL


Toda estratégia de marketing tem como objetivo atingir o maior número de pessoas possíveis. O marketing viral acontece quando seu conteúdo passa a ser republicado por um vasto grupo de pessoas



MARKETING MÓVEL


Pegue a enorme quantidade de portadores de telefones móveis, e leve sua marca até esses aparelhos. Cada vez mais os celulares estão conectados à internet. Isso abre a possibilidade de fazer downloads, ouvir podcasts, ler blogs, interagir nas redes sociais e muitas outras oportunidades de proporcionar ao usuário, interação com a marca.

VÍDEO MARKETING


A vantagem do vídeo marketing é sua facilidade na transmissão da mensagem, por ser um recurso audio visual. O mercado do vídeo online, com ajuda do youtube se tornou o elemento de marketing viral mais interessante do marketing interativo.